segunda-feira, 24 de maio de 2010

inglês na internet

(link da reportagem)
http://br.especiais.yahoo.com/plug-play/artigo/post/tech_noticias/62/Aprenda-ingl%C3%AAs-com-a-ajuda-da-internet.html#mwpphu-post-form


*
Aprenda inglês com a ajuda da internet
Por Rodrigo Martin de Macedo

Quer aprender inglês e não quer desembolsar algumas centenas de reais de mensalidades em escolas especializadas? A internet pode ser uma mão na roda para dar os primeiros passos no idioma, ganhar vocabulário e, quem sabe, aprender a falar inglês de forma completamente autodidata.

São inúmeros os sites que se dedicam a ensinar quem quer entender o idioma dominante do planeta, presente em boa parte da internet, dos filmes, livros e quadrinhos da atualidade. Neste artigo mostraremos alguns deles e, acredite, com um pouco de dedicação é possível aprender inglês gratuitamente.

Live Mocha

O Live Mocha é um dos sites mais completos para quem quer aprender um idioma. Se divide por três frentes: aulas básicas gratuitas; cursos aprofundados pagos e, a mais interessante delas, uma comunidade de usuários que se ensinam mutuamente.


Ao entrar no serviço você pode se cadastrar gratuitamente, indicando o idioma que fala e o idioma que deseja aprender. São dezenas de idiomas disponíveis, embora a maior ênfase seja no inglês. Além dos cursos gratuitos, existem aulas pagas (US$ 9,95) para quem vai viajar ou cursos mais aprofundados em alguns dos idiomas.

Os membros da comunidade colaboram à medida que podem ver a prática de quem está aprendendo e dar dicas e oferecer correções para as lições dos membros.


Inglês Curso

O site Inglês Curso é um recurso valioso para quem quer aprender inglês. Possui curso básico e pré intermediário, além de aulas voltadas para viagens, negócios e de nicho, como o inglês náutico.

O bacana deste curso é que ele oferece, inclusive, um certificado eletrônico de conclusão. Além disso, traz dicas, aulas esmiuçadas e conteúdo em áudio e vídeo. Por ter sido criado por um brasileiro com dificuldades de encontrar material de inglês na web, é fonte certa para quem está dando os primeiros passos. São 18 aulas no curso básico, e alguns exercícios no curso pré-intermediário.

Learn English

O site Learn English é recurso dedicado a qualquer pessoa em níveis básicos de inglês. Traz jogos, lições de gramática e vocabulário, bem como testes e exercícios de ditados, que podem ser realizados a partir de arquivos de áudio e comparados, ao fim, com os textos originais.

Oferece, ainda, lista de erros comuns, dicas de pronúncia correta e, como adicional, uma lista de artigos sobre cultura britânica, que pode não ser de interesse de todos os leitores, contudo são boas maneiras de treinar a compreensão de textos longos.

ZapEnglish

O site ZapEnglish possui conteúdo em inglês e português, e traz dicas de pronúncia, lições básicas como alfabeto, números e verbos e frases comuns em inglês. O site inteiro possui arquivos em áudio, que não precisam ser baixados, podendo ser reproduzidos diretamente da página.

Possui aulas de gramática com textos mais longos (em português) e um banco com diversas músicas que podem ser ouvidas enquanto se lê as letras transcritas de um lado e traduzidas para o português de outro.

US Speller

Ignore o design horrível do US Speller. O que as páginas azuladas deste site criado para crianças escondem é um jeito interessante para estrangeiros aprenderem a reconhecer palavras.

O serviço oferece diversas listas de palavras. Você escolhe o nível (do mais básico - Kindergaten - até o mais avançado - Advanced), e o site começa a pronúncia. A medida que você escuta você deve digitar a palavra ouvida.

Clique em Try It para ver seu acerto. Se precisar ouvir mais uma vez, clique em Play Sound Again. Se precisar de dicas, clique em Need hints.

BBC

Quem já possui conhecimentos de inglês e quer aprimorá-los pode contar com o site Aprenda inglês, da BBC. No portal da agência de notícias inglesa você verá notícias com a manchete em português, mas seu conteúdo completamente em inglês.

Ao fim de cada notícia, expressões mais complicadas são explicadas, em inglês, para facilitar o entendimento. O portalzinho oferece, ainda, dicas de pronúncia e vocabulário, vídeos curtos com aulas especiais.

Travlang

Um dos cursos pagos do Live Mocha é para quem vai viajar. Mas, se pagar por algo básico para viajar não faz sua cabeça, existe sim uma solução gratuita. O Travlang é um site antigo na web, que se dedica a ensinar frases e palavras que podem ser úteis para quem vai passear em algum país que fala um idioma diferente do seu.

O site não é bonito. Na verdade, é uma bagunça. Ao entrar nele você indicará, do lado direito, o idioma que fala (em Select the language you speak) e logo abaixo, o idioma do país que você vai visitar (em Select the language you want to learn).

Um guia rápido então será aberto, com algumas lições, entre elas de palavras básicas, números, hora e datas, mas com adição interessante de frases úteis para compras e refeições, viagem, direções e lugares.

Ao escolher qualquer uma delas e clicar em submeter, você verá a frase em português seguida da frase em inglês. Clicando em qualquer uma delas um arquivo de áudio será carregado. O arquivo .au poderá ser carregado no Windows Media Player e traz a pronúncia da frase.

Para testar seus conhecimentos adquiridos, você pode clicar a qualquer momento em Faça um teste rápido. Este botão gerará uma pequena "prova" com questões aleatórias de múltipla escolha.

Forvo

O Forvo não é exatamente um site para aprender um novo idioma, mas funciona bem para quem está aprendendo e quer tirar dúvidas de pronúncia. O serviço permite que você pronuncie palavras em seu idioma e ouça palavras pronunciadas em outras línguas por usuários do mundo inteiro.


Dessa forma, você pode ouvir a pronúncia correta de palavras em qualquer um de seus idiomas e em qualquer sotaque disponível. Uma mão na roda para tirar as dúvidas nas palavras mais cabeludas.


Dicas preciosas

Todos os serviços aqui apresentados são ótimos para aprender inglês, mas não são as únicas alternativas. Quando você pensa em aprender inglês ou qualquer outro idioma existem soluções interessantes e independentes de sites específicos.

Tente fazer amigos fora do país. Procure um fórum de seu interesse no idioma que você quer aprender e acompanhe. Tente trocar mensagens. Se possível, adicione em seu comunicador instantâneo ou troque emails com nativos para melhorar seu vocabulário e sua gramática.

Programas como o Skype são ideais para conversar com outras pessoas via voz e treinar sua pronúncia. Mesmo que você possua pouco tempo para o estudo, dedique alguns minutinhos por dia para o treino. Um amigo que também queira aprender outra língua pode ser uma boa chance para você treinar sem a vergonha de errar.

Qualquer idioma só pode ser realmente aprendido se você estiver disposto a pensar em uma nova língua. Isto quer dizer que, enquanto você estuda, evite traduzir termos. Dicionários de português-outro idioma são ótimos para tirar dúvida, mas quanto mais longe você puder ficar deles, mais rápido absorverá um outro idioma. Evite sempre traduzir.

Leia muito. Ler aumentará seu vocabulário. Procure sites de notícias de temas que lhe interessem em outras línguas, jornais locais. Assine os feeds RSS de notícias e dedique algum tempinho do seu dia para tentar lê-los. No começo, você entenderá pouco, ou quase nada. Não desanime. Em algum tempo de treino ficará mais fácil compreender as notícias.

E se você quer melhorar sua compreensão da língua falada ou manter o que já aprendeu, é preciso investir um tempo para isso. A internet é cheia de recursos para isso também.

O YouTube, por exemplo, é uma boa forma de manter seu ouvido treinado. Escolha um vídeo em inglês e tente compreendê-lo. Fora da internet, aposte em DVDs sem legenda ou, se precisar, tente colocar a legenda em inglês, como forma auxiliar de entendimento.

Outra dica interessante é usar um site como o Podiobooks, que traz audiobooks gratuitos para download ou para ouvir online, ou ainda como o site Listen to a Movie que isola a faixa de áudio de diversos filmes e permite ouví-los via transmissão online.





Outros idiomas

Muitas das dicas apresentadas aqui podem ser utilizadas para aprender outros idiomas. Até mesmo alguns dos sites deste artigo, como é o caso do Live Mocha, apresentam cartilhas e guias para quem quer dar os primeiros passos em línguas menos populares que o inglês.

O fato de termos escolhido o inglês para ilustrar esse artigo é a grande quantidade de material disponível pela web e o fato de ser a língua dominante. Mas, se sua intenção é aprender espanhol, chinês ou até mesmo outros idiomas menos difundidos, não se acanhe!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Adverbs (Advérbios)

Os Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio.Em inglês, classificam-se, de maneira geral, em seis categorias:
1. Frequency (advérbios de freqüência): Estes vêm antes dos verbos comuns e são colocados depois dos verbos auxiliares em uma frase.São eles, entre outros:

always- sempre
never- nunca
sometimes - às vezes
often - freqüentemente
seldom - raramente
once - uma vez
twice - duas vezes


2. Manner (advérbios de modo): derivam de adjetivos e geralmente terminam por ly:


slowly- vagarosamente
quicly- rapidamente
carefully- cuidadosamente
fluently- fluentemente
patiently- pacientemente
kindly- gentilmente
really- realmente
hardly- mal
well- bem.


3. Time (advérbios de tempo):

now- agora
still- ainda
soon- logo
early- cedo
tomorrow- amanhã
yesterday- ontem
tonight- esta noite
last month- no mês passado
next week- na próxima semana
on Saturday- no sábado

4. Place (advérbios de lugar):

here- aqui
there- lá
everywhere- em todo lugar
above- acima
around- ao redor de
beside- ao lado de
upstairs- no andar de cima
downstairs – no andar de baixo


5. Degree or Intensity (advérbios de intensidade):

very- muito
too- demais
almost- quase
more- mais


6. Doubt ( advérbios de dúvida):

maybe/perhaps- talvez
probably- provavelmente
possibly- possivelmente

Exemplos de uso dos advérbios em um contexto:
Don’t you cry tonight, there’s a heaven above you, baby…(Não chore esta noite, há um paraíso sobre você, baby).


What I really wanna say I can’t define! (O que eu realmente quero dizer, não consigo definir!)


Girl, I’m leaving you tomorrow…(Garota, deixarei você amanhã...)


I will always love you! (Eu vou sempre amar você!)


Say it once, say it twice! (Diga uma vez, diga duas vezes!)


It’s too late, baby, now it’s too late… ( É tarde demais, querido, agora é tarde demais...)


fonte: http://www.colegioweb.com.br/ingles/adverbs

PRONOMES RELATIVOS

Who (que, o qual), which (que, o que, o qual), that (que), what (o que) são usados como pronomes relativos.

a) WHO. Who, pronome sujeito, tem como antecedente pessoa:

Mr. Thompson, who is a great scientist, has written several books on this subject,
o Sr. Thompson, que é um grande cientista, escreveu vários livros sobre este assunto.

b) Who tem como possessivo whose e como objetivo whom:

Mr. Thompson, whose works I am reading, lives in London,
o Sr. Thompson, cujos trabalhos estou lendo, mora em Londres.

Objetivo:
Mr. Thompson, whom I don't know personally, sent me a letter a few days ago, o Sr. Thompson, que (ou a quem) não conheço pessoalmente, enviou-me uma carta há poucos dias.

c) WHICH. Which refere-se a animais, plantas e coisas.

This table, which belongs to our school, is made of pine,esta mesa, que pertence a nossa escola, é feita de pinho.

d) THAT. That é usado com referência a pessoas, animais, plantas e coisas.


The man that wrote this letter is an English scientist, o homem que escreveu esta carta é um cientista inglês.


e) WHAT. O relativo what não tem antecedente expresso, não é um pronome conectivo e significa - a(s) coisa(s) que, aquilo que:
I didn't read what he wrote, não li o que ele escreveu.

fonte: http://www.coladaweb.com/ingles/pronomes-em-ingles

Exercícios sobre conjunções para 2ºs anos

1. Tim ……….. Tom are brothers. (Tim... Tom são irmãos)
a) but b)or c)nor d)so e) and
2. She is very beautiful, … her sister is more intelligent. (Ela é muito bonita, ...sua irmã é mais inteligente)
a) and b) but c)nor d)or e)so
3. You can have apple …………. pie!(Você pode comer maçã....torta)
a)but b)yet c)or d)nor e)so
4. She is very rich, ………. her father left her two big companies.Ela é muito rica...seu pai deixou pra ela duas grandes empresas)
a)for b)but c)or d) nor e)yet
5. I don’t want to travel to Europe, ……I have the money to!(Eu não quero viajar á Europa,...tenho dinheiro pra isso)
a)or b)but c)so d) nor e)yet
6. (PUCRS-2001) A expressão “as long as” pode ser traduzida como:
a) no tempo em que. b) quanto. c) contanto que. d) tão longo quanto.
e) conforme
7) _____ Silvia nor her sister came to say goodbye.(...Silvia nem sua irmã vieram se despedir)
a)Neither b)But c)Yet d)So e)For
8. I called you ………… I love you!(Eu te liguei. ... te amo!)
a)as if b)because c)although d)until e)in case
9. Lock the door …………. you leave!(Feche a porta ...você sair!)
a)because b)when c)as if d)as though e)because
10. ……………. the team played really well, they ended up losing the game. (...o time jogou bem, eles terminaram perdendo o jogo)
a)till b)as c)because d)in case e)even though


fonte: http://mrkind.pro.br/blog/curso-de-ingles-gratis/unit-14-conjunctons-p-3/

Conjunções em inglês

As conjunções servem como conectivos para palavras ou partes de sentenças. Há, basicamente, três categorias de conjunções:

1. Conjunções coordenadas: conectam partes iguais das sentenças. Em outras palavras, elas conectam palavras com palavras, frases com frases, e cláusulas com cláusulas:

John and Mary are going to the cinema. (substantivo com substantivo)

Mary likes to play the piano or to listen to music. (frase com frase)

John doesn´t like to eat vegetables, but he knows it´s good for his health. (cláusula com cláusula)



Estas seriam as conjunções coordenadas em Inglês: and, or, but, for, nor, so, yet



2. Conjunções correlativas: estas também conectam partes, sendo uma subcategoria das conjunções coordenadas. A diferença é que as conjunções correlativas são realmente duas conjunções em uma:



Either Mary or John would get a job.

Mary wanted not only a job but also a good salary.



As conjunções correlativas em Inglês são: both-and, either-or, neither-nor, not only-but also





3. Conjunções subordinadas: este tipo de conjunção liga cláusulas dependentes ou subordinadas com a cláusula principal ou independente. As cláusulas subordinadas agem como substantivos ou advérbios.



John quit smoking because he was ill.

Mary should have gone out from her house until the end of the year.

Mary had to think about what she would do next.

“Because he was ill” responde à questão “Porque John parou de fumar?”: neste caso, a cláusula funciona como um advérbio.



As conjunções subordinadas em Inglês são: after, as long as, even if, if only, unless, where, although, because, except that, in case, until, wherever, as, before, ever since, just as, when, while, as if, but that, if, since, whenever.

fonte: http://www.estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=40

Grau dos Adjetivos

Os adjetivos são usados para definir o substantivo, normalmente no português são usados após os substantivos, já na língua inglesa o uso é ao contrário, devemos usar os adjetivos antes do substantivo. Para compararmos pessoas, coisas, conceitos e etc., existem as formas de comparação, vejam abaixo:

Comparativo de igualdade:
Para compararmos duas coisas de forma igualitária devemos usar a expressão: (as + adjetivo + as) e em orações negativas o primeiro as pode ser substituído por so.
Ex.: She is as tall as Jane. (Ela é tão alta quanto Jane.)
Ex.: She isn’t so tall as Jane. (Ela não é tão alta quanto Jane.)

Comparativo de inferioridade:
Usamos quando queremos demonstrar a inferioridade de uma coisa em relação à outra, usamos a expressão: (less + adjetivo + than).
Ex.: Some species are less adaptable than others. (Algumas espécies são menos adaptáveis do que outras.)

Comparativo de superioridade:
Usamos para demonstrar a superioridade de alguma coisa em relação à outra. Quando o adjetivo for monossilábico usamos: (adjetivo + sufixo er + than).
Ex.: A Lion is stronger than a wolf. (Um leão é mais forte do que um lobo.)

Com adjetivos com mais de uma sílaba usamos: (more + adjetivo + than).
Ex.: Julie is more beautiful than Lana. (Julie é mais bonita do que Lana).

Superlativo:
Usamos quando queremos dar maior intensificação do adjetivo a algo. Quando o adjetivo for monossilábico usamos: (the + adjetivo + sufixo est).
Ex.: February is the shortest month of the year. (Fevereiro é o mês mais curto do ano.)

Com adjetivos de mais de uma sílaba, usamos: (the most + adjetivo).
Ex.: This is the most efficient program of all. (Este é o programa mais eficiente de todos.)

http://www.englishexperts.com.br/2008/10/23/grau-dos-adjetivos/

O imperativo no Inglês

Ele é usado para fazer um pedido, um convite ou uma ordem. É formado pelo infinitivo sem to. Nas formas negativas usamos don’t ou do not.
Forma afirmativa:
Ex: Wait for me. (Espere por mim.)
Ex: Open your book. (Abra seu livro.)
Ex: Have a good day! (Tenha um bom dia!)
Forma negativa:
Ex: Don’t move, please!. (Não se mova, por favor)
Ex: Don’t smoke. (Não fume.)
Ex: Don’t turn left. (Não vire à esquerda.)
Imperativo com let:
Ex.: Let him try! (Deixe-o tentar!)
Ex: Let the cat eat. (Deixe o gato comer.)
Ex: Don’t let them stop. (Não os deixe pararem.)

http://www.englishexperts.com.br/2008/11/14/o-imperativo-no-ingles/